Translate

25 fevereiro, 2013

Curiosidades



O conhecimento da circulação sanguínea é responsável por um costume que persiste até hoje: o uso da aliança de casamento.
 Para os egípcios,do coração partiam veias que o ligavam diretamente a cada um dos membros.
Na mão esquerda,essa veia terminava no dedo anular. Acreditando que o coração era o centro de tudo e que ele está ligeiramente deslocado para o lado esquerdo do peito,os casais passaram a colocar uma fita no dedo anular esquerdo como forma de prender ocoração do amado.

 

21 fevereiro, 2013

                        

                                      PIRÂMIDES                                                                 


                                PIRÂMIDES

* Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.



 

 

20 fevereiro, 2013

Mastabas

Mastabas

No início,as tumbas egípcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas. Elas foram uma espécie de predecessoras das pirâmides.
   Foi de Imhotep a ideia de superpor as mastabas,dando-lhes a forma de pirâmide.
 Mastabas, portanto, eram edificações que se sobressaíam da terra, nas tumbas egípcias e eram formadas por um módulo compacto de pedras ou tijolos,tendo as paredes inclinadas e de forma retangular.


A maldição das pirâmides

No começo do século XX, os arqueólogos descobriram várias pirâmides no Egito Antigo. Nelas, encontraram diversos textos, entre eles, um que dizia que: "morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó". Alguns dias após a entrada nas pirâmides, alguns arqueólogos morreram de forma estranha e sem explicações. O medo espalhou-se entre muitas pessoas, pois os jornais divulgavam que a "maldição dos faraós" estava fazendo vítimas. Porém, após alguns estudos, verificou-se que os arqueólogos morreram, pois inalaram, dentro das pirâmides, fungos mortais que atacavam os órgãos do corpo. A ciência conseguiu explicar e desmistificar a questão.

19 fevereiro, 2013

A descoberta do túmulo de Tutancâmon

Foi descoberto por Howard Carter.
Quando ele conseguiu autorização para escavar no Vale dos Reis, seu objetivo era encontrar o tumulo de Tutancâmon, um faraó quase desconhecido, cujo nome tinha sido riscado das listas reais.
Carter começou a escavar um povoado próximo dos túmulos. Qual não foi sua surpresa quando, debaixo das casas, descobriu a entrada de um túmulo com o selo de Tutancâmon.
O tumulo de Tutancâmon é um dos menores do Vale dos Reis, e foi terminado muito as pressas. Contudo suas câmaras foram abastecidas com todos os objetos que se acreditava que o jovem faraó, falecido em 1337, poderia necessitar no outro mundo.
Devido a riqueza do material funerário, Carter explica no seu relato da descoberta que foram necessários 5 dias para retirar todo o conteúdo da antecâmara.

Curiosidades - Vida apos a morte

Os vasos Canopos
As vísceras depois de extraídas do corpo de defunto, eram lavadas e embalsamadas. A seguir eram depositadas em quatro vasos, representando divindades chamadas Filhos de Hórus, que as protegiam da destruição.
 -- > Imset; O figado ficava em um vaso com tampa em forma de cabeça humana.

 -- > Duamtef; O estomago era guardado em um vaso com tampa em forma de chacal de cão selvagem.

-- > Hapi; A cabeça de babuíno indicava que ali continha os pulmões.
    -- > Kebehsenuef; Um vaso com cabeça de falcão guardava os intestinos.
______________________________________________________________________
Os egípcios acreditavam que o corpo era constituído de diversas partes: o ba, ou alma, o ka, ou força vital, e o akh, ou força divina inspiradora de vida.
______________________________________________________________________
Durante o processo de mumificação, os sacerdotes colocavam uma série de amuletos entre as ataduras com que envolviam o cadáver, nas quais estavam inscritas fórmulas destinadas à sobrevivência dos mortos.
______________________________________________________________________
As máscaras funerárias 
O defunto devia ser reconhecido no Além. Por isso, por cima das ataduras do corpo mumificado, colocava-se uma máscara com um retrato idealizado do morto. As máscaras dos faraós eram feitas de ouro e lápis-lazúli.
______________________________________________________________________
Anubis e a mumificação.
O Deus Anubis era o guardião das necrópoles e, segundo alguns egípcios  estava presente no processo de mumificação.
_______________________________________________________________________
Os Sarcófagos.
A múmia era colocada em um sarcófago, que podia ser de pedra, de madeira coberta com materiais preciosos, ou simplesmente de madeira. Inicialmente, os sarcófagos eram retangulares, porém, mais tarde, foram construídos com formato de ser humano, como o que se pode ver na imagem, que servia para guardar as vísceras de Tutancâmon e faz parte do tesouro desse faraó. 
O sarcófago era conduzido por um treno, enquanto outro levava os vasos canopos. Quando a procissão chegava ao tumulo, o sacerdote realizava o ritual de abrir a boca da múmia  com o qual se acreditava que ela voltava a vida.


Ramsés II, rei dos reis

Ramsés II, o terceiro faraó da XIX dinastia, reinou entre os anos de 1289 a 1224 a.C. Nesta época, as atividades comerciais foram tão prósperas que atraíram povos provenientes da Ásia e das ilhas do mar Egeu.


O pai de Ramsés, Séti I, vendo a forte personalidade do filho, logo associo-se ao trono. Desde pequeno destacou-se na arte da guerra.
A realização de construções foi muito importante em seu reinado. Erigiu grandes templos, como os de Abu-Simbel, como o Ramesseum, e criou uma nova capital, Pi-Ramsés, no Delta.


Sabemos, por textos da época, que teve oito esposas principais, entre as quais duas de suas filhas e uma de suas irmãs. De todas as suas mulheres a sua favorita foi a primeira, Nefertari. Documentos daquele período, também lhe atribuem mais de uma centena de filhos.
Atualmente, Ramsés descansa em uma câmera especial para conservação das múmias reais.

Cidade de Pi-Ramsés


Foi a capital do Baixo Egito durante o reinado de Ramsés II e até ao fim da XX dinastia egípcia. A cidade localizava-se em Aváris, na região central do Delta do Nilo.
A cidade foi erguida sobre uma aglomeração fundada por Seti I no começo do reinado de Ramsés II. Para lá são transferidos obeliscos e nela se erguem templos dedicados às principais divindades egípcias, como Amon,Rá e Ptah. Dois séculos depois as suas estátuas e obeliscos da cidade foram transferidas para Tânis, a nova capital da XXI dinastia egípcia.
As razões que explicam esta mudança de capital, além das raízes familiares do pai de Ramsés II, Seti I, é a sua localização estratégica estar mais próxima do principal inimigo do Egito na época, o reino Hitita (atual Turquia), facilidando assim a vigia das fronteiras e uma intervenção militar.

Templo de Ramesseum

O templo funerário do faraó Ramsés II é conhecido como o Ramesseum. Situado na margem ocidental de Tebas estava dedicado ao Deus Amon e ao próprio faraó, encontrando-se hoje num estado bastante deteriorado. O templo era famoso pela estátua colossal de Ramsés em posição sentada (da qual apenas restam fragmentos). Nas paredes do templo foram representados eventos como a Batalha de Kadesh e a celebração da festa do Deus Min, assim como uma procissão dos numerosos filhos do faraó. No local foi descoberto um papiro que continha a obra literária "Conto do Camponês Eloquente" e textos de carácter médico.

Abu-Simbel

Neste local da Núbia, encontram-se dois templos escavados na montanha. Na década de 60, foram transferidos para serem salvos das águas da barragem de Assuão. No Grand Templo, visto de lado dois pares de enormes estátuas representando o faraó ladeiam a estrada. O pequeno Templo, á direita era dedicado a Hathor (AQUI) e Nefertari (AQUI). Com a construção desses monumentos, o faraó deixou patente o seu domínio sobre a Núbia.

 

18 fevereiro, 2013

Desvende os mistérios do Egito!

Para mais imagens clique *Imagens
             




                    Muito legal o vídeo! Espero que gostem também!


                                                   
               


Imagens...












15 fevereiro, 2013

História do Egito em topicos


Civilização egipcia – A riqueza do nilo
-- > A influencia da arte egípcia espalhou-se pelo mundo.
-- > É comum encontrarmos, sobre tudo em Roma, objetos importados do Egito ou fabricados em estilo egípcio.
-- > Durante o desenvolvimento de um dos mais notáveis movimentos artísticos da humanidade, o Renascimento ocorrido no século XVI, muitos artistas voltaram sua atenção para o estudo da arte egípcia.
-- > As pirâmides do Vale de Gizé ( AQUI ) os templos monumentais em Luxor e Karnak (AQUI) as múmias (AQUI) e os tesouros dos antigos faraós (AQUI) continuam encantando a humanidade.
-- > Desde a idade da pedra, as margens do Nilo já eram habitadas. O rio fornecia praticamente todos os elementos necessários à sobrevivência: água para beber e irrigar o solo, peixes e outros animais aquáticos para se alimentar, e lama para a confecção de casebres.
-- > Todo o ano, o rio Nilo passava por uma fase de alta, devido as grandes chuvas em suas nascentes na África Central, e por um período de baixa, época da estiagem das chuvas.
-- > Essas águas traziam consigo uma enorme quantidade de material orgânico (húmus) que se depositava naturalmente no solo, tornando-o muito mais fértil. Quando as águas baixavam, esse solo riquíssimo ficava exposto, e os egípcios cobriam-no de plantações de cereais, principalmente trigo e cevada. A produtividade era enorme, a maior de toda a região da bacia do Mediterrâneo.
-- > Graças ao clima seco do Egito, muitos papiros foram preservados e hoje nos fornecem importantes informações sobre a vida dessa antiga civilização.
-- > A lei da frontalidade consistia em desenhar as pessoas com os troncos de frente, porem com os demais membros de lado.
-- > A partir da necessidade de organizar e disciplinar a população egípcia houve a criação do Estado centralizado. Inicialmente surgiram as cidades-Estados chamadas Nomos; em seguida, um governo monárquico cujo poder estava centralizado nas mãos de um único nome, que era chamado de faraó, o imperador do Egito.
-- > O primeiro farão foi Menés. (para mais informações clique AQUI)
-- > Informações politicas (AQUI)
-- > Em momentos de crise até o ano 525 a.C. , quando a civilização egípcia foi conquistada pelos persas.
-- > Era com classes sociais bem definidas. Nessa sociedade egípcia não existia a possibilidade de uma pessoa mudar de posição social. A posição era determinada pelo nascimento.
-- > A sociedade egípcia era dividida em;
Faraó – Era considerado um Deus vivo, enviado para governar o povo, comandar o Império e defende-lo de seus inimigo, seu poder era hereditário.
Sacerdotes – Grande influencia na vida cotidiana, pois, na falta de uma ciência avançada, era a religião que explicava a maior parte dos acontecimentos e dos fenômenos naturais.
Nobres – Cargos públicos administrativos mais importantes. Esses nobres governavam em nome do faraó, administrando as áreas conhecidas como nomos, que funcionavam como Estado.
Escribas – Sem eles seria impossível administrar o império. Eram pessoas que conheciam os segredos das dificílimas formas de escrita egípcia.
Artesões – Abasteciam classes dominantes com diversos artigos.
Camponeses – Sustentavam a todos com seu trabalho.

-- > No principio, os membros das elites egípcia eram enterrados em grandes construções de pedra chamadas de mastabas.
-- > A maior das três pirâmides de gizé Quéops (as outras duas eram Quéfren e Miquerinos) tinha 146 metros de altura e 280 metros de base, foi inteiramente construída com milhões de blocos de pedra encaixados, pesando em media 2,5 toneladas cada.
-- > Lá a agricultura era praticada nos seis meses de seca (outubro a março).
-- > No Egito os casamentos eram monogâmigos, e as mulheres ao contrario das sociedades grega e romana, possuíam poderes legais, ou seja, mesmo sendo casadas poderiam administrar suas próprias riquezas e usufruir da riqueza de seu esposo.
-- > Os egípcios eram politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses, e eles poderiam ter formato de humano, de animal ou de ambos.
-- > Durante os muitos anos da sociedade egípcia transformações ocorreram em todos os aspectos.



Templo de Karnak


O Templo de Karnak, sendo o maior dos templos do antigo Egito cujos vestígios chegaram até nós, foi dedicado à tríade tebana divina de Amon, Mut e Khonshu, e foi sucessivamente aumentado pelos diversos faraós, tendo levado mais de mil anos a construir. Constitui uma mescla de vários templos fundidos num só. O seu grande destaque é a Grande Sala Hipostila, cujo teto era suportado por 134 enormes colunas, ainda atualmente existentes, e consideradas como sendo as maiores do mundo.

Nome...
Templo de Karnak ou Carnaque tem este nome devido a uma aldeia vizinha chamada El-Karnak, mas no tempo dos grandes faraós esta aldeia era conhecida como Ipet-sut ("o melhor de todos os lugares").

Papiro


No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo. Foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. As folhas eram sobrepostas e trabalhadas para serem transformadas numa espécie de papel, conhecido pelo mesmo nome da planta. Este papel (papiro) era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império. Vários rolos de papiro, contando a vida dos faraós, foram encontrados pelos arqueólogos nas pirâmides egípcias.

O papiro tinha outras funções no Egito Antigo. Os artesãos utilizavam a planta para a fabricação de cestos, redes e até mesmo pequenas embarcações (através da formação de feixes). Era também utilizado como alimento pelas pessoas mais pobres e também para alimentar o gado.


Até hoje os egípcios plantam e utilizam o papiro, porém podemos encontrar plantações desta planta em regiões do sul da Itália.


Curiosidades sobre as Piramides de Gizé

As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos.

 Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo (capital do Egito).

A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".

Foram construídas com blocos de pedra calcária.

Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.

Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides.

No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas. 

Para evitar o saque, o que não foi possível durante a história, eram instaladas várias armadilhas.

Das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé são as únicas que permanecem em pé até hoje.

São consideradas Patrimônio Mundial da Unesco.

É um dos pontos de turismo cultural mais visitados do mundo.


Curiosidade: "De onde veio a palavra pirâmide?''

A palavra pirâmide não provém da língua egípcia. Formou-se a partir do grego "pyra" (que quer dizer fogo, luz, símbolo) e "midos" (que significa medidas).




Mumificação



De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada a alma. Preocupados com esta questão, os egípcios desenvolveram um complexo sistema de mumificação.

Foram preservadas intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc. Atualmente, o mais antigo cadáver humano mumificado (naturalmente) descoberto foi uma cabeça decapitada, com de 6000 anos, encontrado em 1936. As múmias mais famosas são as egípcias, destacando-se as dos faraós, Tutancâmon, Seti I e Ramsés II, embora a primeira múmia egípcia conhecida, apelidada de "Ginger", remonta a cerca de 3300 a.C.
Vídeo mostrando como era feita a mumificação!

Montagem

E ai o que acharam?

Seja bem-vindo ao blog!


Aqui iremos postar curiosidades, vídeos, imagens, textos... 
Esperamos que gostem do blog!